O projeto ARCADE visa melhorar uma componente chave para o desenvolvimento da taxonomia e conservação dos insetos polinizadores - as coleções de referência - através da indexação de espécimes e espécies, revisão taxonómica e melhoria das coleções de referência de Portugal, um hotspot de biodiversidade da bacia Mediterrânica, incluindo a Macaronésia. Este projeto criará uma base sólida para a implementação de iniciativas futuras sobre taxonomia, conservação e monitorização de insetos polinizadores em Portugal.
Durante os 22 meses (Janeiro 2024 - Outubro 2025) espera-se melhorar significativamente o nosso conhecimento sobre a taxonomia e distribuição dos principais grupos insetos polinizadores a nível nacional (abelhas, moscas-das-flores e borboletas diurnas), permitindo o acesso a colecções de referência padronizadas e de boa qualidade.
OBJETIVOS
1. Criar uma base de dados acessível e atualizada de, pelo menos, sete (sub)coleções existentes dos principais grupos de insetos polinizadores em Portugal (abelhas, moscas-das-flores e borboletas diurnas)
e identificar as limitações existentes;
2. Rever e melhorar três coleções de referência portuguesas (Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa e Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto), especificamente no que diz respeito à precisão taxonómica, cobertura espaço-temporal e representatividade das espécies;
3. Desenvolver um fluxograma de trabalho e um protocolo de boas práticas para salvaguardar a sistematização das coleções atuais e futuras de insetos polinizadores em Portugal.
GRUPOS DE POLINIZADORES ALVO DE PORTUGAL
ABELHAS
+700 espécies
MOSCAS DAS FLORES
+200 espécies
BORBOLETAS DIURNAS
+140 espécies
TAREFAS
1. Criação de uma base de dados de acesso aberto para as coleções de referência de polinizadores de Portugal:
1.1. Definição do esquema da base de dados e recolha dos dados;
1.2. Identificação de lacunas nas coleções de referência.
2. Implementação de ações de mitigação específicas para melhorar as coleções de referência de polinizadores de Portugal:
2.1. Atualização taxonómica das coleções de referência;
2.2. Expansão e melhoria das coleções de referência.
3. Desenvolvimento de protocolos de boas práticas para a criação, gestão e indexação de coleções de referência:
3.1. Criação dos protocolos de boas práticas;
3.2. Criação de fluxogramas de trabalho para indexação de espécimes e espécies de insetos polinizadores.
INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS
EQUIPA
Este projeto recebeu financiamento do programa de Investigação e Inovação Horizonte Europa da União Europeia no âmbito do projeto TETTRIs financiado através do Acordo N.º 101081903