Projeto "PolinizAÇÃO - Interações planta-polinizador"
Andamos à “caça” de registos
de interações entre plantas e polinizadores!
Bem-vindos ao PolinizAÇÃO - interações planta-polinizador, um projeto criado na plataforma de ciência cidadã BioDiversity4All com o objetivo de reunir registos de polinização através de fotografias de insetos polinizadores em direta interação com as flores. Esta iniciativa surge de uma parceria entre o projeto PolinizAÇÃO (polli.NET e Universidade de Coimbra), a Sociedade Portuguesa de Entomologia, a Sociedade Portuguesa de Botânica, e a Associação BioDiversity4All.
Como podes ajudar?
Para contribuir basta aderires ao projeto e adicionares fotografias de insetos em interação direta com os órgãos reprodutores da planta, isto é, com os estames (♂) ou pistilos (♀) da flor.
Em alternativa, podes associar os teus registos atuais ou antigos de interações planta-polinizador ao projeto.
Submete os teus registos através do website Biodiversity4All ou usando a aplicação móvel iNaturalist.
Participa através do website BioDiversity4All
1 - Tira uma fotografia de um inseto pousado numa flor, de forma a que se perceba também a morfologia da flor que o inseto está a visitar.
2 - Acede ao website BioDiversity4All .
3 - Cria uma conta pessoal. Se já tens conta criada no BioDiversity4All, já fazes parte da comunidade!
4 - Na barra superior da página clica em “Comunidade”. Em “Projetos” pesquisa o projeto “PolinizAÇÃO - interações planta-polinizador” e carrega em “Entre neste projeto”.
5 - Após aderires ao projeto, clica no botão vermelho “Adicione Observações” para submeter a(s) fotografia(s).
Em alternativa: Após aderires ao projeto, clica no botão verde “Carregar” e escolhe a(s) fotografia(s) que queres adicionar à plataforma.
6 - Em “Detalhes”, carrega na caixa para escrever o nome da espécie e verifica as sugestões de identificação da plataforma. Seleciona a sugestão mais provável ou, caso saibas, escreve a espécie do inseto ou da flor. Se não for sugerida uma identificação não te preocupes, mais tarde o teu registo será revisto por especialistas que os poderão identificar.
7 - Não te esqueças de preencher os campos da data e localização do registo, caso não fiquem preenchidos automaticamente.
8 - No caso de teres identificado primeiro o inseto, vai a “Campos de Observação” e escreve "interaction-> visited flower of". Aí, caso saibas, insere o nome da planta que o inseto está a visitar.
9 - Caso optes por identificar primeiro a planta, vai a “Campos de Observação” e escreve "interaction-> flower visited by". Aí, caso saibas, escreve o nome do inseto visitante.
10 - Depois de tudo pronto, é só submeteres a sua observação!
EXTRA: Tens registos antigos de insetos a visitar flores ou de flores a serem visitados por insetos e quer associá-los ao projeto? Então só tens de voltar aos teus registos e na opção “Projetos” adiciona o projeto "PolinizAÇÃO - interações planta-polinizador". Ao adicionares o projeto ser-te-á dada a possibilidade de preencheres o campo "interaction-> visited flower of" que deves preencher se o teu registo for de um inseto, indicando o nome da planta que o inseto está a visitar, OU o campo "interaction-> flower visited by" que deves preencher se o teu registo for de uma planta, indicando o nome do inseto que está a visitar a planta que identificaste.
Participa através da app
1 - Descarrega a aplicação iNaturalist (App Store ou Google Play)
2 - Cria uma conta pessoal. Se já tens uma conta criada no iNaturalist ou BioDiversity4All usa a mesma.
3 - Se tiveres software Android, clica em , na barra superior, e depois em “Definições”. No caso de ser iOS clique apenas em , na barra superior.
4 - Clica em “Rede iNaturalist” e depois em “Biodiversity4All”. Após este passo, a aplicação passará a designar-se Biodiversity4All.
5 - Liga o GPS caso desejes que o registo de localização seja automático.
6 - Adere ao projeto . Para Android, vai a , clica em “Projeto”. Para iOS carrega em “Projetos” na barra inferior e pesquisa o nome do projeto.
7 - Para adicionares uma observação, clique no botão “Faça uma observação” na base da página (Android), ou carrega no botão “Observar” na barra inferior (iOS).
8 - Tira uma fotografia de um inseto pousado numa flor ou submete uma fotografia da tua galeria de fotos. Idealmente, deveria ser possível perceber a morfologia da flor que o inseto está a visitar.
9 - Verifica as sugestões de identificação da aplicação em e selecciona a mais provável ou opta por escrever a espécie do inseto ou da flor. Se não te for sugerida nenhuma identificação não te preocupes, mais tarde o seu registo será revisto por especialistas e estes poderão sugerir uma identificação.
10 - Adiciona a data e a localização no mapa, caso este preenchimento não seja automático.
11 - Carrega na opção “Adicionar ao(s) projeto(s)” (Android) ou em “Projetos” (iOS) e adiciona o projeto
12 - Caso tenhas identificado o inseto primeiro, carrega em "interaction-> visited flower of" e escreve o nome da planta que o inseto está a visitar. Se for Android, carregue no ícone que aparece por baixo.
13 - Caso tenhas identificado a planta em primeiro lugar, carrega em "interaction-> flower visited by" e escreve o nome do inseto visitante. Se tiveres Android, carrega no ícone que aparece por baixo.
14 - Regressa à página anterior e verifica se todas as informações estão corretas.
15 - Tudo certo? Carrega em (Android) ou em (iOs).
Agradecemos a tua valiosa participação! 🤩
Já conhecias o BioDiversity4All?
O BioDiversity4All é uma plataforma de ciência cidadã de registos de biodiversidade aberta a todos, que pertence à rede iNaturalist. Esta plataforma ajuda-te a identificar qualquer organismo através de fotografias utilizando ferramentas de AI ou sugestões de especialistas, ao mesmo tempo que gera dados que podem ser usados em estudos científicos e para a conservação da natureza.
Para mais informações acede: biodiversity4all.org/